Logo dr Gabriel

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

O que é?

O que é o LCA e qual sua função?

O Ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos principais ligamentos do joelho. Está localizado no centro do joelho e desempenha papel essencial na estabilidade e propriocepção do joelho.

A lesão do LCA está entre as principais do joelho. É mais comum em jovens ativos que praticam esportes, por conta das mudanças de direção ou desaceleração rápida com o pé fixo no solo.

01

Como ocorre a lesão do LCA?
A ruptura do LCA ocorre durante a torção do joelho nas atividades esportivas. Sendo, mais frequente na prática do futebol, basquete e handball.
O movimento clássico da lesão é quando ocorre a rotação do fêmur sobre a tíbia (imagem).

Quais os principais sintomas?

Logo após o trauma é comum observar o joelho bastante inchado, muita dor e com limitação do joelho. Neste momento é recomendado manter o joelho em repouso, realizar compressas de gelo e procurar um atendimento médico especializado.

O principal sintoma tardio está relacionado aos episódios de instabilidade, descritos como a sensação do joelho frouxo ou saindo do lugar.

02

Como realizar o diagnóstico correto?

O médico especialista utiliza testes clínicos para avaliar a instabilidade do joelho, esse exame físico é decisivo para a suspeita e iniciar a investigação da ruptura do LCA.

A ressonância magnética é utilizada para confirmação do diagnóstico e avaliar outras lesões associadas, como: lesões meniscais, lesões da cartilagem e de outros ligamentos do joelho.

O principal sintoma tardio está relacionado aos episódios de instabilidade, descritos como a sensação do joelho frouxo ou saindo do lugar.

04
03

Tratamentos

A indicação do tratamento depende da lesão e de características individuais do paciente, como idade e hábito esportivo.

Em raros casos, como pacientes mais velhos, sedentários, sem instabilidade e sem sintomas pela lesão no cotidiano, é possível realizar o tratamento sem cirurgia.

Entretanto, a mesma indicação não é feita para pacientes mais jovens, que têm o hábito de praticar atividades físicas, assim como em quadros nos quais há instabilidade ou manifestação de sintomas, sendo a cirurgia o tratamento adequado.

Além disso, se houver outra lesão (cartilagem ou menisco, por exemplo), a cirurgia também é indicada.

É válido citar ainda que estudos indicam que o LCA não cicatriza naturalmente e adequadamente após a lesão. Sendo assim, a reconstrução cirúrgica é hoje o tratamento padrão para atletas e pacientes em geral.

Como é realizada a cirurgia?

A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior é feita através da substituição do ligamento lesionado por um enxerto de tendão e fixando o neoligamento no osso com dispositivos cirúrgicos, como botões corticais e parafusos absorvíveis.

Dentre os tendões mais utilizados para o procedimento estão os tendões flexores (grácil e semitendíneo), tendão patelar e o tendão quadricipital.

A decisão de qual enxerto utilizar é bastante individualizada, todos possuem suas vantagens e desvantagens.

A partir desse procedimento por videoartroscopia, realizado por meio de pequenas incisões e minimamente invasivo, é possível tratar as lesões no LCA, bem como as de menisco e de cartilagem.

Como é a recuperação?

A reabilitação da reconstrução do LCA é iniciada logo após a cirurgia, ainda no hospital é iniciado a fisioterapia para ativação muscular e analgesia. Normalmente a alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia, ou na manhã seguinte.

No primeiro dia já é liberado apoiar o pé no chão, andar com auxílio de muletas e dobrar o joelho; não sendo necessário imobilizar o joelho.

Nas 3 primeiras semanas, os principais objetivos são: retornar o arco de movimento do joelho, treino de marcha com muleta, além de técnicas para diminuição de dor e inchaço.

A partir da 3 semana com a retirada dos pontos e melhora da força muscular pode-se retirar as muletas e retornar à marcha normal. Neste momento, inicia-se a fase de fortalecimento muscular mais intensa para reestabelecer os movimentos do joelho e melhorar o equilíbrio.

 Progressivamente é liberado atividades como academia, bicicleta, caminhadas e corridas de acordo com a resposta muscular de cada paciente.

O retorno as atividades esportivas (futebol, basquete, handebol) acontecem próximo ao oitavo e nono mês, período que o joelho e o novo ligamento já estão fortes e prontos para os esportes, sendo uma decisão em conjunto do paciente, médico e fisioterapeuta.

Agende uma Consulta

Clínica Reliv

Alameda Lorena, 1611 Cj 82
Jardins - São Paulo/SP

Unidade Vila Mariana

Rua Domingos de Morais, 2781 - 14º Andar
Vila Mariana, São Paulo – SP

Telefone

(11) 3457-7531

WhatsApp

(11) 94828-8240

Dr. Gabriel Ribeiro

Ortopedista especialista em CRM: 173.985
O Dr. Gabriel Ribeiro formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ingressou na Residência de Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (IOT-HC) da FMUSP. 
 
Título da Sociedade Brasileira de Ortopedia.
Realizou a especialização em Cirurgia do Joelho no IOT-HC. 
ribeiro_finais-1-1920w (1)