Trata-se de uma condição caracterizada pelo desgaste da articulação (joelhos). Quando ocorre, diferentes estruturas podem ser acometidas: cartilagem, menisco, osso e ligamentos.
Os principais sintomas são dor, dificuldade para andar e limitação de movimento. Há quadros em que ocorrem deformidades dos joelhos.
No início, a manifestação de sintomas se dá de forma leve. O paciente queixa-se de dor após longo período em pé ou caminhando. Com o passar do tempo e a progressão da doença, os sintomas tornam-se mais intensos e o paciente pode apresentar inchaço na região.
A limitação dos movimentos também se dá em quadros mais avançados e há dificuldade para realizar as atividades diárias, como dobrar ou esticar o joelho por completo.
O tratamento pode ser conservador (não cirúrgico) ou cirúrgico. A indicação depende de fatores como características individuais do paciente e estado de evolução do quadro.
No tratamento conservador, geralmente, recomenda-se adotar um estilo de vida saudável com prática de exercícios físicos, perda de peso e alimentação equilibrada, pois são medidas que podem colaborar para o sucesso do tratamento.
Além disso, o ortopedista pode recomendar medicamentos para redução dos sintomas. Joelheiras, palmilhas e bengalas também podem ser utilizadas com o intuito de promover a redução da carga e dor nos joelhos.
Outra medida que pode ajudar na redução dos sintomas e complementar às demais é a infiltração de joelho.
No entanto, quando o tratamento conservador não apresenta resultado suficiente ou o quadro está mais avançado, indica-se a cirurgia (prótese de joelho – artroplastia de joelho).
Alameda Lorena, 1611 Cj 82
Jardins - São Paulo/SP
Rua Domingos de Morais, 2781 - 14º Andar
Vila Mariana, São Paulo – SP
Alameda Lorena, 131, Cj 41
Jardins - São Paulo
(11) 3885-5395
(11) 94828-8240
Clínica Reliv
Alameda Lorena, 131, Cj 41
Jardins – São Paulo
(11) 3885-5395
• WhatsApp: (11) 94828-8240
Política de Privacidade
Responsável Técnico: Dr. Gabriel Ribeiro CRM: 173.985 | RQE 87709